Varejo digital X varejo físico: o que mudou no consumo com a Pandemia?

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A transformação digital dos últimos anos e o cenário trazido pela Pandemia mudaram a forma de se comunicar, vender e consumir. Essa nova fase obrigou o varejo físico a adotar medidas para se tornar varejo digital e continuar gerando bons lucros, se adaptando ao novo comportamento do consumidor. Nas compras online, todos esperam facilidade, agilidade e dinamismo, fatores típicos do varejo 4.0.

 

O varejo 4.0 já é realidade, mas você sabe o que o diferencia do varejo tradicional? Como o comportamento do consumidor afeta a oferta de serviços de varejo? Quais as novas tendências do mercado?

 

Leia o conteúdo e descubra como as empresas estão se reinventando e integrando a digitalização em seus processos para tornar a experiência do consumidor seu foco principal.

 

O que é o Varejo 4.0?

 

A nova era do varejo, conhecida como Varejo 4.0, é uma verdadeira transformação na forma como as empresas vêm se relacionando com seus clientes, através da adoção de uma série de aplicações de tecnologias digitais ao mundo físico com o objetivo de aprimorar o processo de compra e a qualidade do relacionamento com seus clientes. Normalmente, envolve a digitalização do processo de compra e a redefinição da experiência do cliente, simplificando e enriquecendo a jornada de compra do mesmo.

 

As vantagens são: a comodidade, a disponibilidade, a redução de custos e preços e a facilidade de pagamento.

 

Sua empresa está preparada para atender ao novo consumidor digital?

 

Qual é o novo comportamento do consumidor com o varejo digital?

 

O varejo que insistir em permanecer apenas no físico vai sofrer cada vez mais, pois na era da comunicação e conectividade instantânea, o consumo em lojas físicas tende a cair. É neste momento que buscar a ampliação dos canais de venda pode trazer boas alternativas.

 

As pessoas modificaram a forma de pesquisar preços e comprar. Tarefas que antes levavam muito tempo e davam muito trabalho, agora são feitas de maneira rápida e simples, do conforto do próprio lar. Por esse motivo, as empresas que quiserem se manter competitivas, precisam redefinir seus produtos e serviços e adotar uma abordagem que atinja seu público em todos os momentos do processo de compras, seja em lojas físicas, seja realizando a compra por um computador ou celular, ou seja, é preciso estar presente em múltiplos canais, se tornando uma empresa omnichannel.

 

Em um serviço omnichannel, o consumidor pode realizar a compra na internet, receber o produto em casa, e trocá-lo numa loja física. Tudo deve funcionar em perfeita sintonia.

 

Além de fazerem as compras online, os consumidores estão sempre com seus celulares comparando preços, buscando por vouchers de promoção e verificando especificações detalhadas de produtos dentro dos estabelecimentos comerciais. Esse comportamento cria um novo padrão de consumo, que exige praticidade e velocidade, exigindo das empresas a criação de estratégias cada vez mais elaboradas, seja para os canais físicos, seja para as plataformas digitais.

 

Como sua empresa está se modificando para incluir a digitalização de seus produtos e serviços?

 

Investir na inovação dos negócios é prezar pelas necessidades e desejos dos consumidores. A praticidade e a conveniência são aspectos centrais desse novo comportamento do consumidor, sobretudo, no quesito alimentação. Não é coincidência que o aumento dos deliveries, compras por aplicativos, e pagamentos por celular está cada vez mais disseminado. As assim chamadas interações homem-máquina já são parte corriqueira dos processos de compras, e essa tendência só aumenta, pois a tecnologia incorporada ao processo cria muitas vantagens.

 

Que tendências trazidas pelo varejo digital vieram para ficar?

Os consumidores não buscam apenas por um produto ou serviço de qualidade. Eles querem aprender, ver, tocar, sentir e experimentar. A tecnologia e o ambiente físico se misturam para criar essa conexão emocional e social com os clientes. O meio digital é usado como canal de auxílio na compra e a loja física aprimora essa experiência.

 

As opções para uma loja de varejo digital são inúmeras e é preciso ter muito foco para escolher as soluções mais adequadas.

 

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Entre as principais tendências está a personalização do atendimento ao consumidor, baseada em seu histórico e suas necessidades, a oferta de diversas formas de pagamento, sendo menos comum o uso do dinheiro em espécie, e a adoção de ferramentas tecnológicas, como o uso de totens de auto-atendimento, que tornam a experiência de compra mais rápida e prática.

 

Segurança e praticidade também são palavras-chaves para os consumidores de hoje. Com um clique na tela do celular, é possível mandar flores, comprar roupas ou receber as compras do supermercado.

 

Uma novidade que une o varejo físico ao digital de maneira única, é o conceito de Micromarket de autoatendimento. Esse conceito é o exemplo perfeito de como a tecnologia do varejo digital pode ser inserida em ambientes compactos, residenciais ou corporativos, pequenos ou grandes. A adaptabilidade de ter um serviço de alimentação dentro de um escritório ou nos espaços de lazer dos condomínios, sem necessidade de funcionários para atender, uma vez que a interação é feita por totens ou diretamente pelo celular, é exemplo de como as novas tecnologias procuram incorporar a conveniência e o bem-estar do cliente ao processo de compras no varejo físico.

 

Como vimos, a forma como compramos está mudando rapidamente. Seja na sua empresa ou no seu condomínio, existem várias opções disponíveis. O momento difícil também cria oportunidades. Experimente investir em tecnologias que podem transformar os espaços e trazer mais praticidade e qualidade de vida reais para o dia a dia.

 

Não deixe de se perguntar: O que você tem feito para se adequar ao varejo digital e oferecer o melhor para o seu público?

 

A Smart Café tem mais de 15 anos de experiência e é especializada na implantação de Micromarkets em escritórios e condomínios. Torne o dia a dia das pessoas mais prático oferecendo um ambiente moderno, que usa a tecnologia de forma prática e efetiva para beneficiar a todos. Tem interesse? Fale conosco.

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