Inteligência emocional: como ela afeta a saúde do trabalhador no pós-pandemia

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Para atuar no novo normal, o gestor deve lidar com diversos desafios, e a redução de custos é um dos principais. Entretanto, se o objetivo é prosperar diante da crise, se faz necessário atentar para aspectos mais amplos do que apenas os custos financeiros. É preciso cuidar do ativo mais valioso de qualquer empresa e investir na manutenção da saúde do trabalhador.

 

Especialmente depois de tantas restrições, os cuidados devem envolver não só a saúde física, mas também a saúde psicológica dos colaboradores. Mais do que nunca, é preciso promover a motivação da equipe, criando um clima seguro, agradável e produtivo para que todos possam voltar a desenvolver suas habilidades e talentos em uma rotina diária de trabalho.

 

Com a Pandemia, tais fatores tornam-se ainda mais relevantes, uma vez que todos foram pegos de surpresa, e tanto gestores quanto suas equipes foram duramente afetados. Essa situação, somada ao isolamento imposto à sociedade e a proliferação de notícias negativas, ocasionou muitos problemas relacionados à saúde mental.

 

Uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) revelou que os casos de estresse e ansiedade dobraram no Brasil durante a Pandemia, enquanto os de depressão aumentaram 90%.

 

Este relatório mostra que a saúde mental é um aspecto que deve ser levado muito a sério, principalmente quando relacionada ao ambiente de trabalho. Por isso, uma competência que todo bom gestor deve desenvolver para encarar o momento pós-confinamento, é a inteligência emocional.

 

O QUE É A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

 

Segundo Daniel Goleman, um dos principais estudiosos da área, a inteligência emocional é a capacidade de monitorar e gerenciar nossas emoções e das pessoas ao nosso redor. Uma pessoa emocionalmente inteligente possui autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e habilidades sociais, que a ajudam a lidar com frustrações e condições adversas.

 

Hoje, as pessoas estão mais ansiosas, sobrecarregadas e desgastadas, seja na vida pessoal ou profissional. Problemas como ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout tornaram-se recorrentes entre os trabalhadores, o que mostra a importância de conhecer e adotar práticas de Inteligência Emocional no mundo corporativo.

 

 

COMO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL AJUDA NA SAÚDE DO TRABALHADOR?

 

A inteligência emocional é um grande diferencial para a gestão de pessoas, uma vez que o mercado e as organizações estão passando por mudanças muito rápidas.

 

Com um mundo cada vez menos previsível, estar preparado para lidar com esses desafios é essencial para a performance do time, assim como para a saúde e bem-estar das pessoas.

 

Preocupar-se com a inteligência emocional também traz benefícios diretos à gestão, como a diminuição dos indicadores de absenteísmo e turnover das equipes. Além de aumentar a produtividade, a motivação e o engajamento dos colaboradores.

 

De acordo com o TalentSmart, a inteligência emocional é o mais forte indicador de desempenho em todos os tipos de trabalho, com um total de 58% de sucesso nas organizações em que é praticada.

 

Fortalecer a saúde mental do time precisa estar entre as tarefas diárias dos líderes, pois um time que se sente seguro, desempenha melhor e com mais autonomia suas atividades, é capaz de gerir e antecipar soluções aos problemas do dia a dia e traz perspectivas positivas ao futuro da empresa.

A questão que surge é: como o gestor pode desenvolver essa inteligência emocional para si e entre seus colaboradores?

 

 

COMO POSSO INCENTIVAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PÓS-PANDEMIA?

 

Um bom gestor consegue estar concentrado no trabalho e manter a equipe motivada e engajada, mesmo em situações de pressão, sustentando a produtividade e o otimismo como o que estamos passando neste período de pandemia.

 

O que você está fazendo na sua empresa para preservar a saúde mental do seu time? Existem fatores que podem ajudar, como:

 

#1 Comunicação e transparência

É preciso desenvolver uma comunicação clara e transparente para incentivar a produtividade e a inteligência emocional, Compartilhando a realidade e reforçando a missão e o propósito da empresa. Caso a sua gestão esteja passando por dificuldades financeiras, informe! Relembrar que as dificuldades são passageiras pode trazer proximidade ao seu time e mostrar que a empresa está aberta ao diálogo e a negociação.

 

#2 A inteligência emocional como um fator de ressocialização

Quando você mostra a alguém como o seu controle emocional pode melhorar o resultado no trabalho, é mais fácil que a outra pessoa desenvolva essa habilidade. Incentive a meditação como prática para clarear e acalmar a mente e as emoções, bem como disponibilize suportes psicoterapêuticos para seus colaboradores.

 

#3 Confiança e autonomia para seus colaboradores

Demonstre confiança e dê aos seus colaboradores autonomia no trabalho. Sem confiança, que deve ser fortalecida entre líderes e liderados, não há inovação, não há criatividade e não há progresso.

 

Uma pesquisa divulgada pela revista Exame revelou que apenas 37% dos profissionais brasileiros confiam em seus gestores e que esse é o traço essencial das lideranças que sabem enfrentar uma crise. Desenvolver uma cultura em que a confiança é um valor comum traz motivação à equipe e, diante da crise, é ainda mais relevante.

 

#4 O investimento em espaços funcionais com atributos de segurança

Cuidar da infraestrutura no retorno ao escritório é importante sobretudo quando envolve normas claras de higiene e biossegurança. Crie locais de integração entre as pessoas. Utilize a transformação digital a seu favor e invista em ambientes de descompressão que estimulem o engajamento e a produtividade da equipe, como o Micro Market, um serviço que simula uma pequena loja que oferece opções de alimentação no seu escritório.

 

Ninguém sabe quando a crise vai terminar. Por isso, o lema deve ser: “prepare-se para o pior e espere o melhor”. Apenas com engajamento, protagonismo e colaboração será possível colocar em prática as ações e mudanças que vão possibilitar passarmos pelas dificuldades saindo mais forte do outro lado.

 

Para prosperar diante da crise, os gestores devem incentivar a inteligência emocional para que seus colaboradores se sintam seguros e motivados no ambiente de trabalho. Investir na saúde do trabalhador é a maneira mais eficaz para seu negócio se desenvolver, gerando uma atmosfera de trabalho saudável com resultados desejados por todos.

 

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