Com a evolução tecnológica, o modelo de trabalho tradicional está ficando cada vez menos presente na rotina das empresas e dos trabalhadores. Os chamados escritórios inteligentes, estão ganhando espaço nos ambientes de trabalho pelos benefícios que oferecem aos profissionais.
Por que isso acontece? A tendência é que o futuro do trabalho se torne mais tecnológico, prático e flexível. Não é coincidência que o índice de home office e trabalhos remotos crescem na sociedade.
A cada dia, os gestores estão dando mais autonomia aos seus colaboradores, e nos escritórios inteligentes, esse é um dos lemas principais.
As organizações estão se afastando dos ambientes tradicionais de escritórios e indo em direção a espaços que refletem como realmente trabalhamos e vivemos. Contudo, essa tendência é uma mudança que deve ser feita com cautela e planejamento.
O modelo de gestão vertical está sendo substituído por uma abordagem mais horizontal, ou seja, colaboradores e gestores podem conversar no mesmo nível sobre ações e processos, prezando a colaboração e o engajamento da equipe.
E os espaços corporativos são um componente importante para a realização de um bom trabalho em equipe, pois suas estruturas e organização podem influenciar diretamente na forma como as pessoas se relacionam, assim como na produtividade.
Mas, como serão os escritórios do futuro? O que é necessário investir para trazer os melhores resultados da empresa? A transformação digital nas empresas com os escritórios inteligentes é uma nova realidade. Entenda como ela vai impactar o espaço físico das empresas por meio da tecnologia neste conteúdo e veja como alinhar a sua organização às novas expectativas dos trabalhadores em relação ao futuro do trabalho: