Você certamente se lembra de quando iniciou seu primeiro emprego ou aquele emprego que você tanto quis e conseguiu. E também deve se lembrar de como pode ter sido complicado se adaptar à cultura da empresa. A inserção de novos colaboradores pode ser difícil para quem está entrando na organização. E, com certeza, também é para quem está contratando e gerindo.
Quem é gestor deve ficar atento a pontos que o colaborador deve desenvolver com o tempo como:
- Desempenho no trabalho;
- Compromisso com a organização;
- Estresse reduzido;
- Maior satisfação no trabalho;
- Melhor retenção (e redução de custos associados).
Um processo de qualidade e bem estruturado pode até mesmo aumentar a produtividade de um funcionário em menos de 90 dias, dependendo da complexidade da função.
E tudo começa quando o colaborador descobre a cultura organizacional da nova empresa. Pensando nisso, separamos algumas das etapas cruciais na hora de dar as boas vindas aos novos colaboradores e como bônus, ao final separamos uma Checklist para melhorar sua experiência, simplificar a sua vida e te dar ainda mais controle durante esse processo.
Etapas de uma integração bem-feita:
É claro que cada organização possui a sua própria forma de fazer a integração de novos colaboradores, mas em linhas gerais, é recomendado que o procedimento conte pelo menos com os seguintes passos:
- Revise o cronograma e o trabalho básico;
- Revise as descrições e deveres do trabalho;
- Preencha todos os novos documentos relacionados à nova contratação;
- Prepare as apresentações da equipe;
- Prepare o ambiente de trabalho;
- Prepare os treinamentos.
Baixe a Checklist e melhore seu processo de boas-vindas a novos de colaboradores!