Você sabia que uma das necessidades básicas do ser humano é manter relações com outras pessoas, inclusive profissionalmente? Em artigo recente, a Forbes falou sobre o poder das conexões no ambiente de trabalho.
A falta de interações entre funcionários dentro da empresa pode gerar baixa na produtividade de cada colaborador, além de um ambiente monótono que visa apenas os objetivos do seu negócio. Claro que esses objetivos são muito importantes, mas devem andar lado a lado com o bem-estar do seu time.
Então, antes de buscar maneiras de aumentar a produtividade no trabalho, é preciso identificar a causa de seu time estar produzindo tão pouco. Analise sua empresa. Você julga seus funcionários como motivados e engajados nos mesmos objetivos que você tem para o seu negócio?
O que uma equipe engajada pode fazer por sua empresa
Como vimos, um dos possíveis motivos da baixa produtividade de uma equipe – e a solução também – é o seu engajamento. Acontece que quando seu time está motivado a bater aquela tão esperada meta, ocorre o fenômeno: todos estão acreditando na empresa e a empresa acreditando em todos.
Quando não há esse envolvimento, pode ser que a equipe tenha a sensação de não pertencimento, algo como “estou aqui somente para ganhar o dinheiro no fim do mês”.
Segundo uma pesquisa feita pela EY (referência em serviços profissionais empresariais), é essencial sentir-se parte de algo: foi o que a maioria dos entrevistados afirmou. Isso faz o time contribuir mais pela causa, tornando-se mais produtivo e motivado a engajar-se. Na pesquisa, 56% das pessoas disseram que fazer parte significa sentir-se confiável e respeitado.
O bem-estar dos colaboradores e o sentimento de pertencimento devem andar lado a lado com as metas dos gestores para a empresa. Afinal, são eles que caminham firme para alcançar esses resultados.
Micro Market e o aumento da produtividade de seus colaboradores
Imagine, numa rotina de trabalho, ficar limitado a chegar, cumprir tarefas – com o mínimo esperado de conforto – e voltar pra casa. Todo dia da mesma forma. Ter mais liberdade e locais agradáveis para as ideias fluírem é essencial.
Uma ação para dar o primeiro passo na busca por engajar sua equipe é um espaço, que não precisa ser muito grande, no qual os colaboradores possam circular, conversar, passar um tempo. Um local em que queiram estar.
Um serviço que proporciona isso é o Micro Market, que tem como base o conceito de autoatendimento.
Ele é uma conveniência para sua empresa, uma vez que demanda baixo investimento, e para os seus colaboradores, já que eles terão à disposição uma ampla variedade de produtos para seu consumo de forma permanente. Cada um é responsável pelo pagamento do que for consumido, o que estimula a confiança da empresa no funcionário, e gera um sentimento de pertencimento à equipe.
O Micro Market é voltado para organizações com mais de 100 funcionários e não gera custos para a empresa. É preciso, apenas, ter um local adequado para montar o mobiliário. E mais: é possível implantá-lo onde for melhor para a sua estratégia, já que é customizável.
Se quiser saber mais sobre esse serviço, que é novidade no Brasil, e que pode ajudar no engajamento e na motivação de seus colaboradores, é só clicar aqui para falar com um de nossos especialistas.