Muitos gestores tem aquele mesmo sentimento: querer controlar todas as atividades e pessoas que estão a sua volta. Você provavelmente já passou por isso, concorda? O que alguns não sabem é que esse fator pode ser muito prejudicial para a cultura organizacional da empresa. O excesso de controle pode ser tóxico para o dia a dia do colaborador e o desempenho dele, tanto profissional quanto pessoal. Daí que surge a necessidade de dar autonomia no trabalho.
O que é autonomia no trabalho?
É você confiar na sua equipe ao ponto de cada colaborador comandar as suas próprias tarefas, contribuindo para o crescimento profissional de cada um. Isso traz entusiasmo para o trabalhador, além de maior engajamento com toda equipe, já que a confiança é o aspecto principal nessa etapa.
Com a chegada das tecnologias e da geração dos Gen Z, as pessoas se tornaram mais livres, o que valoriza a autonomia no trabalho. A internet proporciona essa independência, traz uma geração de pensamentos, soluções e preza ambientes de trabalhos mais criativos e dinâmicos. Um ambiente melhor de se viver.
A partir disso, o mundo do trabalho está mudando, as formas de agir e pensar com a transformação digital trazem isso e, consequentemente, extingue-se aquele conceito de microgerenciamento, de apenas o líder fazer tudo. Hoje, a liberdade é a palavra-chave para motivação e o propósito.
Uma pesquisa realizada pela Page Talent, revela que 54% dos jovens entre 18 e 24 anos são mais motivados ao receberem novas funções, responsabilidades e reconhecimento no trabalho.
Por que os gestores precisam incentivar a autonomia no trabalho? Quais são as vantagens?
Muitas das vezes os gestores têm medo de dar autonomia aos colaboradores, mesmo que eles quase implorem por isso. Só que dar autonomia significa se desenvolver para ser um líder confiante, que se importa com o crescimento dos colaboradores.
Quando você dá autonomia ao seu colaborador, você contribui para a criatividade e a pluralidade na empresa. Imagine: quando possui vários problemas a serem solucionados, a melhor hipótese é você pegar tudo e resolver sozinho ou confiar em alguém de sua equipe e dividir com ele essa tarefa para economizar tempo e produtividade? Lembre-se que duas ou mais cabeças pensam melhor que apenas uma.
Existem outras vantagens de dar liberdade para seu colaborador, como:
- Melhorar cultura organizacional da empresa;
- Gerar mais motivação no trabalho, resultando em mais eficiência;
- Aumentar a felicidade e a realização no ambiente de trabalho. Por exemplo: As empresas inovadoras estão o tempo todo tirando seus colaboradores da zona de conforto, dando-lhes independência para tomar determinadas decisões e resolver problemas com mais rapidez;
- Atrair maiores talentos para o time, desenvolvendo novas habilidades em seu funcionário, que contribuirão para o bem da empresa;
- Melhorar a reputação e a divulgação da sua marca.
Como sei que estou preparado para dar autonomia no trabalho e como começar?
Para isso, algumas questões devem ser levantadas antes de dar início ao processo.
#1 Planeje e deixe claro seus objetivos
Observe o que pretende alcançar na empresa, foque nos objetivos e analise como delegar as tarefas de acordo com as competências de cada colaborador. Não esquecendo de deixar claros os prazos.
#2 Mapeie sua equipe
Conheça cada membro da sua equipe e mostre confiança a todos. Assim, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e com facilidade para solucionar os problemas.
#3 Seja flexível na medida certa
Dê a autonomia e liberdade, mas com limites. Conhecendo sua equipe e as competências de cada um, proporcione a oportunidade de trabalho remoto ou home office quando necessário. Esses aspectos contribuem para uma economia de confiança e maior produtividade, pois o colaborador vai se sentir capaz de se virar sozinho, sem ninguém o monitorando.
#4 Transparência
Seja claro e transparente, e equilibre autonomia com responsabilidade. Alguns funcionários podem pecar nessa liberdade e prejudicar a empresa, por isso é necessário conhecer cada um e dar autonomia aos poucos. Até porque, se tudo for feito de uma vez, pode assustar e fazê-lo desistir do trabalho. Fique atento aos feedbacks.
#5 Espaço para “breaks”
Incentive ambientes de descompressão, com pausas para lanches e máquinas em que seus funcionários podem escolher o que quiser. Uma boa opção é a disponibilidade de ambientes com um Micro Maket.
Feito isso, você estará preparado para iniciar essa ação com seus colaboradores e conquistar melhores resultados na empresa. Quando você dá autonomia no trabalho, seu funcionário tem a sensação de pertencimento no negócio e trabalham com mais prazer. Lembre-se, quando seu colaborador não tem autonomia, o esforço do gestor é redobrado.
A Smart Café tem o objetivo de incentivar a autonomia de cada um, assim como contribuir para um ambiente de trabalho mais agradável através de máquinas de café e serviços de autoatendimento de alimentação que proporcionam bem-estar e integração da equipe, além de estimular a troca que gera criatividade durante os momentos de relaxamento.