Mudanças. Elas acontecem a todo tempo, em todo lugar. A vida é feita delas. Na sua empresa e na sua gestão não seria diferente.
Estamos em uma era em que as mudanças acontecem de forma tão rápida que um dos grandes desafios é manter processos atualizados e modernos, que atendam as necessidades da equipe e, ao mesmo tempo, garantam a produtividade.
Para construir esses processos, é muito importante contar com a inteligência do time e, além disso, com máquinas modernas e equipamentos. Quais são as principais atitudes esperadas da gestão e como a tecnologia pode dar uma mãozinha?
Conquistando a confiança do seu time
Você sabia que 88% dos profissionais de RH acreditam que sua gestão de desempenho não gera resultados? É o que diz uma pesquisa apresentada no Qulture Con Annual da Qulture.Rock.
As constantes mudanças em busca de um ambiente mais produtivo podem acabar atrapalhando o desenvolvimento do seu time. Por isso, há necessidade de um processo bem estruturado e que faça sentido para a equipe.
Ao rever seus processos e detectar possíveis mudanças, pense na viabilidade para sua equipe. Tenha certeza de contar com a criatividade dela. Peça feedbacks, afinal são seus colaboradores que utilizarão o processo para otimizar sua entrega. Que tal uma implementar o design thinking como o primeiro processo de todos?
Assim, seus funcionários estarão motivados a seguirem o novo fluxo de tarefas, cumprindo e fazendo acontecer. É aí que começa o engajamento que vai virar produtividade.
É de engajamento que sua equipe precisa? A tecnologia ajuda.
Você se surpreenderia com a diferença que faz um simples projetor em uma apresentação de resultados. O que parece uma ferramenta básica pode causar um impacto em quem está recebendo a informação. E aqui estamos falando de um equipamento que faz parte do seu dia a dia, e, no entanto, pode encantar o cliente e motivar o time, desde que a apresentação esteja à altura.
A motivação dos colaboradores é o primeiro passo para que seja gerado engajamento e, por consequência, maior produtividade, como já falamos. Você sabia que funcionários felizes produzem 12% a mais?
Proporcionar uma experiência agradável no ambiente de trabalho permite que seu colaborador esteja mais engajado. Tecnologias ajudam nisso: que tal um mouse que ajuda no relaxamento muscular?
Como refletir e inserir máquinas modernas nesse contexto de estímulo ao engajamento?
- Seu ambiente tem tudo o que precisa? Lembre-se que estamos falando de padrão para otimização e que tecnologia consegue preencher gaps humanos com o auxílio de máquinas modernas.
- Como é a rotina dos seus funcionários na linha de tarefas que os gestores desenharam? Que tipo de tecnologia pode auxiliar na complementação das tarefas e na otimização das entregas?
- Como seus colaboradores têm se cuidado pessoalmente? A tecnologia também pode dar uma força nesse sentido – em vez de o colaborador interromper uma atividade diária, ele pode ter a conveniência de ter uma máquina que oferece snacks e lanches dentro da empresa. Isso fomenta o impacto positivo na sua marca e mantém seus funcionários mais dispostos durante o dia – uma vez que a alimentação é um fator importante para o bem-estar – e, consequentemente, mais produtivos.
O segredo das máquinas modernas: simplicidade que surpreende
Os processos do seu negócio devem ser interligados e inteligentes para a criação de boas condições de trabalho e desenvolvimento do ambiente corporativo. Não deixe espaços para dispersões desnecessárias ou erros.
As máquinas permitem um sistema que direciona as pessoas para o que deve ser feito, criando um mindset e otimizando tempo. Quer ver um exemplo?
O conceito de vending machine pode ser surpreendente pela simplicidade. Adotar um Micro Market dentro da empresa pode ser uma evolução no modo como os funcionários interagem no ambiente de trabalho.
O Micro Market nada mais é que uma loja de conveniência automatizada dentro da sua empresa: independente de funcionários vigiando – o que permite o estímulo à economia da confiança – fornece lanches e snacks para que o colaborador pegue o que escolher e pague sem auxílio de um vendedor. Ou seja, é pegar, consumir e pagar, tudo por conta própria. Um investimento na otimização do tempo e naquele engajamento que todo gestor busca.
Quem não quer colaboradores satisfeitos por ter conveniência e uma empresa que confia na sua integridade?
Nós acreditamos na economia da confiança e na tecnologia como agente de transformação. Por isso, a Smart Café já implementou o Micro Market em empresas de diversos segmentos. Que tal investir em máquinas que possam modernizar seus processos e seu ambiente de trabalho?
Se quiser tirar dúvidas e ter insights sobre como uma vending machine pode customizar seu negócio, fale conosco: o Micro Market não possui custos para empresas com mais de 100 funcionários, sendo necessário apenas o espaço adequado.