Veja como a alimentação saudável pode ser um ativo importante para impulsionar os seus novos colaboradores
Quando novos colaboradores são contratados, existe sempre o risco de não se adaptarem à organização, não é verdade? Nesse momento, a identificação com a cultura organizacional da empresa é essencial e pode mudar completamente a visão que o novato tem do time.
Mas, como fazer para que no período de integração os novos colaboradores sintam-se motivados a ficar na empresa e possam contribuir com a produtividade lá em cima desde o início?
Novos colaboradores precisam sentir-se acolhidos
Uma das características de empresas de sucesso como Google, Youtube e Apple é o pensamento no bem-estar de seus colaboradores. Por isso, elas oferecem o melhor ambiente possível para eles trabalharem. Essa escolha proporciona desenvolvimento do time e engajamento para atingir metas.
No cenário de adaptação de novos colaboradores, sabia que a alimentação saudável é uma grande aliada?
Alimentação saudável e felicidade: a receita para ambientes produtivos
Nós já falamos aqui que a produtividade é diretamente proporcional ao engajamento.Outro fator que está intimamente relacionado a ela é a motivação. Você sabia que funcionários felizes produzem 12% a mais que aqueles que não o são?
Imagine a cena: é hora do almoço e você já está com fome, porém, em meio a uma tarefa e não tem como sair. O tempo vai passando e o seu apetite só cresce. Nesse momento, como você define seu humor? Provavelmente não estará feliz. E, certamente, você não executará essa tarefa com seu total potencial.
Em uma carta em que compartilha sua visão para o sucesso, o fundador da Amazon, Jeff Bezos ensina como tomar boas decisões e uma de suas reflexões é:
“Não tome decisões quando estiver se sentindo com raiva, com fome, solitário ou cansado. Não é uma boa ideia, por exemplo, pedir demissão de seu emprego quando se sentir desanimado na segunda-feira de manhã.” (Jeff, Bezos – Amazon)
Ou seja, os sentimentos são facilmente influenciados pela fome. A forma como o seu colaborador se alimenta reflete diretamente na forma como ele se sente e produz dentro da empresa.
Os hábitos alimentares impactam, por exemplo na concentração, no foco, na memória e na disposição, o que pesa muito na hora de tomar decisões e também no desenvolvimento de qualquer tipo de tarefa.
Alimentos mais pesados, por exemplo, demandam maior esforço do organismo para serem digeridos, o que causa sono, gerando a desmotivação e falta de energia. E, como já falamos: motivação é um dos principais fatores para aumentar a produtividade de um funcionário.
Como ajudar meus novos colaboradores
“Então a solução é abrir um refeitório na minha empresa?” Possível, mas existem soluções mais atraentes e com menor custo.
Uma delas é oferecer um espaço para que o novo colaborador leve o almoço. Assim, ele evita filas e restaurantes cheios, que são um passo para o estresse.
Além disso, esse espaço pode contribuir também para interação de seus novos colaboradores à equipe fora do horário de trabalho. Dessa forma, fica mais fácil conversar sobre assuntos variados promovendo as relações entre funcionários.
Uma pesquisa revelou que 66% dos colaboradores dos EUA acham importante ter comida no trabalho. Essa informação diz muito sobre a rotina do seu colaborador na empresa, especialmente no intervalo da tarde: quantas organizações oferecem vale-refeição para o almoço, mas pecam no momento de ter ações destinadas aos horários durante o trabalho?
Durante a tarde, sua empresa pode oferecer snacks, lanches para seus funcionários. Assim, é possível renovar a energia e proporcionar opções para que eles fiquem felizes e motivados.
Uma maneira de conseguir isso tudo e incentivar o bem-estar de seu novo colaborador – e também dos antigos funcionários – é o Micro Market, um serviço que pode unir espaço e snacks/lanches em um só lugar.
O Micro Market como solução para integrar seus novos colaboradores
O Micro Market é novidade no Brasil e trata-se de um espaço(que não precisa ser grande), em que é instalada uma estrutura com uma variedade de produtos, com sistema de autoatendimento.
E o melhor: não possui custo para a empresa.
O Micro Market é indicado para empresas com mais de 100 funcionários e não tem custo de instalação, manutenção nem anuidade para a organização. É preciso, apenas, disponibilizar o espaço para a estrutura.
Em conjunto com o Micro Market, sua empresa pode oferecer mesas e cadeiras. Fazendo com que esse espaço sirva, também, para acomodar seus funcionários na hora do almoço.
Não hesite em aplicar essas dicas para ajudar na produtividade dos seus novos membros do time. seus colaboradores sintam-se úteis e parte da organização logo no início para que queiram ficar e contribuir com os objetivos da empresa.
Se quiser saber mais sobre o Micro Market, temos uma equipe qualificada e especializada em promover ambientes que estimulam os colaboradores. Estamos prontos para customizar o serviço de acordo com a necessidade da sua empresa.